Plano Pós-Férias: A recuperação dos excessos alimentares.



31 / 08 / 2017

As férias de Verão são uma época propícia a alguns excessos alimentares. Já de regresso? Então é tempo de tomar uma atitude e voltar ao plano inicial – privilegiar o tratamento do corpo e o bom funcionamento do seu organismo.

 

O segredo?

Comer bem e saudável, associado à prática de exercício físico e a tratamentos de estética!

 

Veja como um recomeço, um iniciar de uma nova etapa, depositando nela boa energia e muita motivação em cuidar de si. O problema é muitas vezes não sabermos por onde começar.

1. Aproveite que esteve de férias para renovar a despensa e o frigorífico com alimentos saudáveis, de elevado valor nutricional e baixa densidade energética. Antes da ida ao supermercado é conveniente que faça uma lista de compras com os alimentos que precisa de acordo com o seu plano alimentar, evitando ir com fome.
Se cometeu excessos numa só refeição ou num dia específico, “abusou” um bocadinho das gorduras e dos produtos açucarados, aproveite no resto das refeições do dia e dias seguintes, para consumir sopa de legumes sem adição de batata, saladas frias com base de leguminosas e vegetais verdes, comer frutas mais aguadas e preparar uns batidos ou sumos naturais de fruta na liquidificadora, apenas com 1 peça de fruta e um iogurte natural ou magro.

2. Outro ponto fulcral será a reidratação. É tempo de voltar a levar consigo a garrafa de água ou preparar uma água aromatizada pela manhã com alguns ingredientes ricos em antioxidantes (gengibre, rodelas de pepino, canela, gotas de limão ou laranja) que vão eliminar algumas toxinas e líquidos retidos no período das férias. Para além disso pode ainda beber chá ou infusão de ervas, consumindo no total cerca de 2L de líquidos diariamente. As gelatinas com baixas calorias também são uma boa forma de hidratar e é um alimento saciante.

3. Por último, é essencial que pratique exercício físico de forma frequente, como por exemplo fazendo uma caminhada diária, de 20 a 30 minutos. Sem gastar a energia consumida, não há como manter os bons resultados!